Findado o tour pelo Brasil e Kinzaburou Sensei voltando ao Japão, começamos nessa jornada rumo ao Japão para tentar entrar no Campeonato Nacional de Tsugaru Shamisen. Nesse campeonato, se toca o estilo Tsugaru e em um tempo de 2:30 minutos, temos que tocar um solo livre. Mas para ir a esse campeonato, seria necessário gravar um solo, enviar ao Japão e passar pelo crivo dos jurados para então finalmente ser escolhido para tocar no palco ao vivo.
Era mais ou menos agosto, e logo na semana seguinte da sua vinda, começamos a trabalhar em um solo. Na região de Aomori, terra do Tsugaru Shamisen, existem os 5 Tsugaru Minyo clássicos, chamados de Godai Minyo. A estrutura dessa música é a seguinte:
1. Um solo introdutório chamado de “Kyokubiki”
2. Uma parte que se repete entre os cantos, chamado de “Taiko” (porque é ali que o Shamisen toca junto com o tambor japonês
3. Canto (normalmente dividido em 3 partes alternando com o Taiko) chamado de “Uta”
Essa parte do Kyokubiki é uma parte solo e livre do Shamisen, que por sua dinâmica e beleza, foi separada de todo o conjunto e originou o campeonato nacional em questão.
Então depois de fazer toneladas de gravações, escolhi uma e enviei ao Japão em outubro. O resultado saberíamos no final de dezembro e para nossa alegria, os 4 passaram e em Março estavam convidados para participar do torneio nacional. Preparativos prontos, fomos lá!
Comments