top of page

十七弦 - Jushitigen

Aqui está um dos meus instrumentos favoritos! O Jushitigen foi inventado em 1921 pelo grande mestre e compositor Michio Miyagi e é um tipo de koto "baixo" de 17 cordas. Assim como o baixo elétrico, possui cordas mais grossas e sua estrutura geral é a mesma de um koto convencional, mas com tamanho ligeiramente maior: um comprimento total de cerca de 210 cm, uma largura de cerca de 35 cm e um peso de cerca de 8 kg (um koto tem cerca de 180 cm de comprimento e cerca de 25 cm de largura).



Esse instrumento foi desenvolvido para proporcionar uma amplitude maior na gama sonora e para explorar tonalidades mais profundas, permitindo aos compositores e músicos abordar um repertório mais diversificado e expressivo.


O instrumento tem um som aveludado e encanta a todos que o escutam, com um charme parecido com o violoncelo em uma orquestra ocidental. Para se tocar, se usa um tsume um pouco mais grosso que o utilizado para tocar o koto e se exige um pouco mais de força. Além disso, o ji (cavaletes) são bem maiores para aguentar a pressão da corda.



Minha relação com o Jushitigen

Eu comecei a tocar o instrumento depois de um tempo de prática no koto. É nostálgico lembrar, mas eu trabalhava na Instituto Butantã como biotecnólogo e como a Kitahara sensei morava ali pertinho, saia do trabalho e ia direto à sua casa para treinar, pois o grupo só tinha dois desses instrumentos e um ficava em sua casa.


Como adorei seu som, em 2014 decidi comprar um no Japão. O meu Jushitigen foi adquirido em Tokyo na loja Kinkodo e os tsumes especiais para o instrumento vieram de Hokkaido, ambos comprados com a ajuda da mestra Kakui, com quem tenho aulas no Japão. Ele é esse instrumento bonitão nas fotos acima! E como gosto de dar nomes para meus instrumentos, esse eu batizei de Kakui, em homenagem à sensei.






Fonte


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page