top of page

絹の道 - Kinu no Michi

Kinu no Michi, ou "O Caminho da Seda", é uma belíssima e grandiosa composição de Yuize Shinichi sensei, a quem eu considero um monstro do shamisen do estilo clássico, o jiuta. Em particular, tenho uma memória afetiva enorme com sensei pois tive a oportunidade de fazer um curso de uma semana chamado Kakikoshukai, na matriz do Seiha no Japão, sob sua tutela. Uma recordação que sempre ficará comigo.


Kinu no Michi é uma canção instrumental para o quarteto de shakuhachi, shamisen, koto e jushitigen, e tem esse título por ter um tema tema melódico oriental utilizado no primeiro movimento. Além disso, em várias partes, são apresentados polirritmos, onde diferentes compassos se combinam e se cruzam, dando um aspecto muito marcante nas músicas de Yuize sensei.



O segundo movimento consiste em um tema de quatro compassos, dez variações e uma coda. Cada um dos três instrumentos de cordas utiliza técnicas tradicionais de execução, tentando expressar uma variedade de características musicais.





O que foi o Caminho da Seda?

O Caminho da Seda foram rotas comerciais marítimas e terrestres que conectaram a Ásia, o Oriente Médio, o norte da África e a Europa, permitindo a troca de mercadorias, cultura, ideias e tecnologia entre diferentes civilizações. Ele se formou por volta do século II a.C. e permaneceu em uso até o século XV, sendo vital para a economia e para o desenvolvimento de civilizações ao longo de milênios.


O nome refere-se principalmente ao comércio de seda que floresceu entre a China e outros impérios, como o Império Romano e o Império Persa. Contudo, além da seda, muitas outras mercadorias eram trocadas, como especiarias, pedras preciosas, porcelanas, metais, e até mesmo conhecimentos e tecnologias (como a pólvora e o papel).



O Japão fez parte do Caminho da Seda?

O Japão não foi diretamente parte das rotas principais do Caminho da Seda, mas foi indiretamente influenciado por ele. O Japão mantinha comércio com a China e a Coreia, e muitos dos produtos e ideias que viajavam pelas rotas da seda chegavam ao Japão através dessas nações intermediárias. Assim, o Japão recebeu influências culturais e materiais oriundas do intercâmbio promovido pelo Caminho da Seda, como o budismo, a arte e a tecnologia, que chegaram ao país através de suas relações com o continente asiático.


Um resultado super importante nessas trocas foram os estilos musicais e instrumentos que chegaram ao Japão, como contamos na história de cada instrumento como o koto, o sanshin e o shamisen, instrumentos que foram modificados depois de chegarem por outros países como China e Coreia.





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page