Semanas de treinos no Japão
- Alvaro Nishikawa
- 31 de jan.
- 2 min de leitura
Bom, queria começar esse post já explicando que sou péssimo em tirar fotos! Sempre acho que tirar fotos me tira o foco de realmente apreciar o momento, mas acho que deveria me esforçar mais também. Nas duas primeiras semanas de férias, aproveitei para ficar em Tokyo e Osaka, e aproveitar claro, para ver meus professores, treinar um pouco e fazer compras nas lojas de instrumentos.
Sempre é bom treinar pessoalmente com esses grandes mestres! Ouví-los pessoalmente é um privilégio e uma oportunidade única de refinar e aprender. Nessa primeira semana, consegui treinar com Utanoichi sensei e Kiba sensei. Além desses treinos, passei na matriz do Seiha Hougakku, escola de jiuta do qual faço parte, para ver a apresentação dos alunos. Também conheci a família de Kouki sensei, o famoso Kimbikikai - e pude treinar/tentar tocar um pouco de shakuhachi e fue (que desastre hahaha).
Também pude participar do Bounenkai (festa de fim de ano) dos alunos da Takeshita sensei. Como sempre, recebido de braços abertos por todos! Ainda em Osaka, também fiz um treino de canto com Endo sensei. Logo depois, fui direto para Okinawa, em Naha, onde treinei com Nakamura sensei e fomos na loja do Iibaru sensei ver o sanshin que encomendei, feito por nada menos que o grande mestre Mekaru sensei. Também fiquei muito feliz em encontrar Itou Kouta sensei, professor de Yaeyama Minyo.
Em Okinawa, aproveitei para passar no Sanshin Kumiai e como sempre, Megumi san me recebeu e me levou para diversos lugares! Fomos comer pratos típicos da ilha em um shokudou chamado Chiragwa e de noite, nos levou a um izakaya para ver uma apresentação especial de Kiyuna Tomoki, um cantor de músicas folclóricas, no Shima Umui.
Outro lugar que fui visitar, foi o Kokuritsu Gekijyo, o teatro nacional do Japão, que existe em Naha e em Tokyo. Nessa apresentação de música e danças clássicas, Nakamura sensei participou de diversas peças com o sanshin e canto. Sempre um grande aprendizado!
Também aproveitei para passar por alguns Izakaya de música ao vivo, e aproveitei para conhecer o local onde se apresenta da Ganeko Yuriko. Como por todo lugar que passamos, ficaram muito felizes em ver clientes do Brasil, ainda mais pedindo músicas tradicionais para serem tocadas. Nesse caso, claro, pedi o famoso Nakuni / Kaisare - versão Ganeko Yuriko. Foi emocionante!

Commentaires