O sanshin é um dos símbolos de Okinawa, com um som especial e único que me transmite um mar de sentimentos profundos. Existem músicas que são calmas e profundas, enquanto outras tem um timbre triste com sentimento de saudade, passando por músicas alegres e energéticas como as de Eisa.
Além disso, para mim o sanshin é um símbolo de resiliência e resistência. A cultura do sanshin atravessou períodos de fome, guerra (como a Segunda Guerra Mundial quando Okinawa foi palco de um dos maiores massacres da história) e de imigração, onde muitos de seus habitantes foram parar em diversas partes do mundo e tiveram muitas histórias de conquistas, mas também de sofrimento. Aqui no Brasil, essa cultura se mantém viva pela mão de descendentes e não-descendentes, mantendo o koten (música clássica) e o Ryukyu minyo (música folclórica de Okinawa), além das músicas modernas nas vozes de cantores como Natsukawa Rimi e Begin.
Para mim, além de tudo isso, o sanshin é um símbolo de amizade pois foi com ele em cima do palco que fiz muitos amigos e conheci meu sensei, Tadashi Komesu. Infelizmente ele faleceu durante a pandemia, mas sempre seguirá vivo enquanto puder tocar o sanshin. Uma das tantas coisas que ele me disse e sempre lembro quando toco o instrumento é:
O sanshin se toca na alegria e na tristeza
História e estrutura do instrumento
O sanshin teve como precursor o sanxian chinês e é também um instrumento de três cordas com a caixa de ressonância coberta pelo couro da cobra Phyton. Não se sabe ao certo quando o instrumento foi introduzido, mas acredita-se que foi por volta do século XIV. Anos mais tarde, a partir do sanshin se originou o Shamisen de Amami e o Shamisen japonês.
Atualmente, é também utilizado um couro sintético no lugar do couro de cobra, por ser mais resistente e barato, apesar de produzir um som mais agudo com menos profundidade (dizem que os couro de cobra devem ser tocado todos os dias para que o couro não resseque e rasgue ... será isso verdade ou uma lenda que os senseis contam para que treinemos todos os dias? rs).
Um fator que influencia na qualidade do instrumento é a madeira. Em Okinawa, são utilizados praticamente 3 tipos de madeira, o Yushichi (ゆし木), o Kamagon (カマゴン) e o Kuruchi (黒木). Nesta mesma ordem se dá a qualidade e o preço, portanto, o sanshin de Kuruchi é além de ser mais caro, o que possui normalmente um som de maior qualidade.
Para tocar as cordas, é utilizado uma espécie de palheta feita originalmente a partir de chifre de búfalo ou boi. Também podemos encontrar versões de plástico, madeira e cerâmica de variados tamanhos e formas.
Comentarios