A ilha de Yonaguni é a ilha mais ao sul de todo o arquipélago japonês, separado somente por 108 km de mar da ilha de Taiwan e populado com menos de 2000 pessoas. Apesar de vários estudos, não se sabe ao certo qual a origem dos moradores dessa ilha mas pela proximidade com a China, acredita-se que venha daí a sua população.
História da ilha
O documento mais antigo encontrado que relata sobre a ilha vem da Coreia, datado do ano de 1477 que conta sobre pescadores de Jeju que foram até essa remota ilha. Existe também uma lenda sobre uma lendária líder local chamada Sanai Isoba que liderou a ilha e a defendeu inclusive de invasores como em um ataque sofrido por guerreiros de Miyako. Até hoje, todos os anos se celebra uma festividade para essa líder.
No século XV foi anexado pelo reino de Ryukyu até o fim reinado quando foi anexado então pelo Japão, fazendo parte do arquipélago de Yaeyama. Desde o período Edo a ilha foi associada em váris histórias e contos literários como a "Ilha das Mulheres" (Nyōgo no Shima) e que ali só nasciam mulheres que se ajudavam mutuamente.
Yonaguni é a Atlântida japonesa?
Atlântida é uma ilha mística que é descrita como uma ilha que teve enorme poderio militar e um dia sumiu do mapa submersa. Nos anos recentes, em Yonaguni foram encontradas estruturas semelhantes a pirâmides chamadas de Monumentos de Yonaguni. Após suas descoberta em 1986 houve um intenso debate e alguns dizem que as estruturas eram realmente antigos castelos feitos de pedra, outros que são formações geológicas naturais.
Vendo as fotos, parecem tão perfeitas que é difícil dizer que foi uma formação natural. Para mim tem o mesmo ar misterioso das pirâmides do Egito ou do México.
Ilha de Deuses e Lendas
Yonaguni é um local repleto de lendas, contos e lugares místicos. Um deles se chama Tachigami, uma formação rochosa que fica na costa litorânea e é considerado um local sagrado. De acordo com uma lenda, um homem subiu aí para pegar ovos mas não conseguiu sair dali. Então rezou aos deuses para que pudesse voltar em segurança para a ilha. Do nada desapareceu e pimba ..... estava de volta na ilha.
Dunan Munui: a língua de Yonaguni
A ilha possui uma língua própria chamada de Dunan Munui (ドゥナンムヌイ), diferente da ilha central de Okinawa e até mesmo das ilhas vizinhas de Yaeyama. De acordo com a UNESCO, essa língua está prestes a ser extinta pois apenas 400 habitantes da ilha ainda falam o Yonaguni.
Achei bem interessante um blog feito por um taiwanes entusiasta pela língua que contém um dicionário online contendo as principais palavras do Dunan Munui para o inglês. Algumas palavras que achei interessante:
ふぐらさ (Fugarasa): Obrigado
うぎわるんにさ (Uginwarun ni sa): Bom dia
とうらしはり (Tourashi hari): Por favor
あぶた (Abuta): Mãe
いや (Iya): Pai
Música folclórica de Yonaguni
Eu particularmente conheço bem poucas músicas folclóricas (minyo) de Yonaguni. Algumas que posso citar é Yonaguni Shongane, Deirabuti Bushi e Yonaguni no Mayagwa. Essa última música venho aprendendo com Itou sensei e fala da história de um gato que vive na ilha. Para quem quiser mais, tem um CD muito legal no Spotify com 21 músicas da ilha de Yonaguni (clique aqui) e um outro só cantado de músicas bem tradicionais da ilha onde realmente dá para sentir a diferença linguística do Dunan Munui (clique aqui).
Reggaeton: Yonaguni para o mundo
Não sei qual a força do Reggaeton no Brasil, mas aqui no Chile toca em todos os lados. É o gênero musical que mais se escuta e um dos seus maiores expoentes é o cantor porto-riquenho Bad Bunny. Dentre seus sucesso, está a música Yonaguni, uma música que mescla frases em espanhol e japonês e fala da história de uma mulher que se move para uma ilha distante ficando longe dele.
A letra em japonês fala: 今日はセックスしたい、でもあなたとだけ。あなたはどこにいますか (Hoje, quero fazer amor mas só se for com você. Onde você está?).
Comments