Passados esses 3 anos, lembro com muito carinho da vinda do Kinzaburou Sensei ao Brasil. Para nós foi um tanto quanto louco porque imaginar um japonês, vindo por conta própria para nos conhecer era muita doidice. Não só isso, uma pessoa que para nós era referencia, campeão do torneio nacional de Tsugaru Shamisen, era um sonho.
Pela primeira vez, receber alguém assim foi inédito e claro, trouxe apreensões, medo, mas também muita vontade de aproveitar e aprender tudo o que seria possível. Juntamente com meus grande amigos Kiyo Kaito e Victor Barbosa, montamos o Tomonari Minyo, uma organização para realizar eventos e difundir a arte do Minyo e Shamisen no Brasil e América Latina.
E foi assim que fizemos uma série de eventos. No primeiro dia fomos tocar em Campos do Jordão no asilo do Sakura Home para os idosos que vivem lá. Passamos por Taubaté para que o Sensei conhecesse a família Kaito e no mesmo dia, do lado da loja Kaito, reuniram a família, amigos e ex membros do grupo de Minyo de Taubaté para celebrar os 50 anos de vivencia do Kaito Sensei no Brasil. Foi uma festa linda e emocionante, com muita alegria, Minyo e samba.
Logo depois, fomos para o Rio de Janeiro, onde além de conhecer os pontos turísticos da cidade, fizemos uma apresentação no centro de cultura japonesa da cidade e também uma apresentação em uma escola pública do ensino fundamental no bairro de Copacabana. O carisma do Sensei empolgou as crianças de uma forma que eu nunca imaginei.
Para finalizar fomos a São Paulo, onde fizemos um intercambio com membros das duas associações de música folclórica japonesa, o Kyodo Minyo e o Nippon Minyo. No pavilhão japonês do parque do Ibirapuera, realizamos o Shamisen Day, um evento que tinha como objetivo unir todos os tocadores de Tsugaru Shamisen para uma conversa e dinâmica com Kinzaburou Sensei, finalizando com uma apresentação do Grupo Min juntamente com o mestre.
Foi um grande aprendizado e ali, nesse momento, Sensei nos plantou um desafio. Porque não participar do Campeonato Japones de Tsugaru Shamisen. E como todo desafio que chega a mim, foi aceito! E nessa viagem embarcaram também meus grandes amigos Kiyo, Victor e Rodrigo.
Comments