top of page

Kohama: descobrindo a ilha do alto da montanha Ufudaki

Há uns 5 anos atrás, passei por Yaeyama mas não consegui parar na ilha de Kohama pelo curto tempo que tinha. Mas dessa vez, com mais tempo, fiz questão de fazer uma parada nessa ilha cheia de história. Há aproximadamente 15 anos, comecei a aprender a música Kohama Bushi com o Komesu sensei e na segunda estrofe, fala de uma montanha que fica no meio da ilha, chamada Ufudaki.


Portanto, queria muito subir essa montanha e lá do alto, avistar toda a ilha e cantar a música Kohama bushi a plenos pulmões (acabo de me dar conta que nunca traduzi essa música!). Do porto, alugamos um pequeno carro e o primeiro ponto que fomos foi ao pé da montanha. Já ali embaixo, encontramos um monumento com a letra da canção (primeira foto). Em seguida, subimos os degraus que levam ao topo da montanha e ali, para minha surpresa, tinha mais outro pequeno monumento, mais antigo, também com a letra (terceira foto abaixo).


Dali de cima, se vê toda a ilha e por um momento parei para cantar, apreciar a paisagem e pensar no que estava se inspirando o autor dessa bela canção.



Aproveitamos também para passar por algumas praias, passar pelo meio dos canaviais (sim, a ilha praticamente cultiva cana-de-açúcar e tem uma avenida em sua homenagem), procurar a casa onde foi gravada Churasan (que de verdade, eu não encontrei) e visitar o antigo porto do outro lado da ilha de onde se enxerga já de perto a ilha de Iriomote. A volta foi rápida porque a ilha tem só 8 km de extensão. Bom, espero um dia poder voltar e participar de algum festival da ilha!



コメント


  • Facebook B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page