top of page

かぎやで風節 - Kagiyadefu Bushi

Dentre todas as músicas clássicas de Okinawa, talvez a mais conhecida é Kagiyadefu Bushi. Ela é uma música comemorativa tocada, cantada e dançada na abertura de qualquer evento da comunidade e também no ano novo, onde todos no palco pensam em coisas positivas e de coração, desejam que o evento seja um sucesso. Desde o início da pandemia tive a honra de começar a fazer aulas com Nakamura Itsuo sensei, diretamente de Okinawa, e essa foi a primeira música que treinamos.


Juntamente com outras 4 músicas (Kagiyadefu Bushi, Onna Bushi, Nakagusuku Hanta Bushi, Kuti Bushi e Nagaiheya Bushi), formam o Gujinfu 『御前風』: músicas interpretadas perante ao rei de Ryukyu.


Originalmente a peça é dançada por um casal de anciões de 120 anos (rojin odori) que representam a longevidade, riqueza e a prosperidade dos descendentes. Atualmente se observam diferentes interpretações, como por personagens de casais de jovens, em uma coreografia incorpora gestos e movimentos essenciais das danças com leques.




Letra e tradução

Este Ryuka (poemas de 30 sílabas de Ryukyu) para mim é um manifesto à sensibilidade pela natureza, quando expressa a alegria máxima do nascimento e da vida como uma flor no seu momento mais pleno, mostrando sua intensidade e vitalidade bem no momento antes do desabrochar da flor.



今日の誇らしゃや 何をにぎやなたてる 

莟で居る花の 露行逢たごと

Com o que se poderia comparar minha felicidade hoje?

É como o botão de flor que de repente abre suas pétalas ao receber o orvalho da manhã





Letra de Ano Novo

Nas música clássicas de Ryukyu, as canções podem ter diversas letras que são cantadas de acordo com a época do Ano, festividade ou dança que será apresentada.


No Ano Novo, é muito comum cantar Kagiyadefu Bushi para trazer boas energias e fartura no ano entrante. E para essa ocasião especial se canta uma letra diferente, que fala de um enfeite (kazari) com carvão (sumi) e algas (kombu) que se coloca na porta das casas de Okinawa na entrada do ano. Como o carvão não apodrece, ele simboliza vida longa. Já a alga, responsável pelo sabor umami dos pratos, significa alegria.


Também diz-se que o som de carvão (Tan) e de alga (Kombu) se parece muito com "Takusan Yorokobu", ou seja, "muitas alegrias", e por isso é utilizado de enfeite e cantado na letra da música.



新玉の年に 炭と昆布飾てぃ

心から姿く 若くなゆさ

Ao darmos boas-vindas ao Ano Novo, decoramos a casa com carvão e alga para rezar por um ano exitoso

Sua mente e corpo se sentirão rejuvenescidos





Fontes

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page