top of page

六段の調 - Rokudan no Shirabe

Rokudan no Shirabe (六段の調) é uma das peças de Soukyoku (música instrumental de koto) mais representativas e icônicas do Japão. Inclusive, encontrei essa peça em uma coletânea das 100 músicas mais conhecidas do mundo lançada aqui no Brasil e já ouvi essa música em diversos jogos de computador, animes e filmes.

 

Esta peça originalmente foi composta pelo renomado mestre Yatsuhashi Kengyo apenas para koto por volta do ano 1600 e foi transmitida de geração em geração por mais de 400 anos até os dias de hoje. Posteriormente, se encontram versões tocadas com outros instrumentos como o shamisen (escrita por Fukakusa Kengyo) e shakuhachi.




Estrutura e Forma

O nome "Rokudan" significa "seis etapas" ou "seis seções", indicando que a peça é dividida em seis partes distintas, cada uma com uma progressão melódica e rítmica própria. Cada uma possui 52 batidas, com exceção da primeira que possui uma a mais.


Cada seção se desenvolve a partir de um motivo melódico simples, que é variado e ornamentado conforme a peça avança. A mudança entre as seções ocorre de maneira fluida, com a peça crescendo em complexidade técnica, evocando a serenidade e introspecção da cultura japonesa através de sua escala pentatônica tradicional japonesa.


A execução de Rokudan no Shirabe não é apenas uma questão de técnica, mas também requer um profundo senso de conexão com a tradição visando uma atenção cuidadosa a cada detalhe e nuance, com o objetivo de capturar a beleza sutil e o espírito contemplativo da música japonesa.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page