Primeiramente, queria deixar claro que esse você não está enganado. Para nós brasileiros, o nome desse instrumento das ilhas de Okinawa chamado samba pode causar um certo estranhamento ou até gerar um riso, mas igualmente que nosso querido samba, tenho certeza que esse instrumento tira qualquer um da cadeira para dançar!
Conhecido por seu som único e papel significativo na música okinawana, o samba é um instrumento de percussão que frequentemente é usado em conjunto com outros instrumentos tradicionais como o sanshin, fue e o taiko, dando um ritmo e um gingado para a música, assim como o triângulo utilizado no nosso baião. Diz-se que esse instrumento se originou de um instrumento chinês chamado paiban (foto abaixo).
Estrutura e Construção
Com diz o próprio nome, o samba 『三板』significa "três madeiras" e consiste de três placas de madeira de aproximadamente 10 centímetros de comprimento por 4 centímetros de altura, que possuem um furo por onde passa uma corda (feita de fibras naturais ou sintéticas), lembrando um pouco a castanhola.
Pode ser construída com qualquer madeira, mas geralmente são produzidas por madeiras mais duras como o ébano para obter um som claro e agudo. Apesar da estrutura simples, requer habilidade e prática para ser tocado.
Técnica
Tocar o samba envolve segurá-lo em uma mão e manipulá-lo para que as placas batam umas nas outras. A técnica requer coordenação e ritmo existindo diferentes maneiras de produzir sons variados, dependendo da maneira como as placas são batidas e do ponto de impacto (esse site ensina o passo a passo para tocar).
3 de Março - O dia do Samba
Existe um dia específico em que se comemora o dia do "samba", o dia 8 de março (3/8 se lê também como san/ba) e todos os anos a associação que preserva o instrumento faz um evento online. Devido à pandemia, em 2021 fizeram de forma online e coloquei o vídeo no fim desse post.
Nada como juntar os amigos em uma roda e tocar minyo, principalmente o samba que é tocado de forma muito livre e improvisada. Se você perguntar para qualquer um, vão te dizer que não existe alma em um kachaashi (músicas rapidinhas e saltadas) sem o acompanhamento do samba!
Σχόλια