top of page

三段の調 - Sandan no Shirabe

Sandan no Shirabe, que significa literalmente "Melodia em Três Seções", é uma peça do grupo Sokyoku (música instrumental de koto) que foi escrita por Hisamoto Genchi (久本玄智) na primavera de do ano de 1943.


A obra usa técnicas típicas do koto, como glissandos, oshides (técnica com a mão esquerda para pressionar as cordas e fazer semitons) e o uso dinâmico do tsume, para criar uma gama expressiva de sons que são a base do instrumento, sendo uma das primeiras canções que aprendemos quando iniciamos no instrumento. Originalmente a música foi composta para 2 vozes de koto e shakuhachi, mas posteriormente foi composta uma voz específica para o shamisen ser incluído na música.


Cada uma das seções possuem características diferentes. A primeira parte começa com uma velocidade moderada e possui um tema central de pergunta e resposta entre os dois kotos, com uma escala musical que trás bastante o som da música tradicional japonesa. A segunda parte é mais lenta e sempre que toco, me dá a sensação do reflexo da lua em um lago parado. Por fim, a terceira parte repete o tema principal da primeira parte, mas com uma velocidade e vigor muito mais fortes para terminar a música no ápice.



A mística do número três na cultura japonesa

Como tudo na cultura japonesa, tudo é carregado de mística e crenças. Pode-se dizer que a música Sandan no Shirabe separada em 3 seções também tem relação do número três na cultura japonesa.


Na cultura japonesa, o número três é frequentemente visto como um símbolo de equilíbrio e harmonia. Isso é especialmente evidente no conceito de sanmitsu ou "as três verdades". Sanmitsu refere-se à mente, à boca e ao corpo, que devem estar em equilíbrio para que se possa alcançar a paz interior e a sabedoria.


O valor do número três também pode ser encontrado no xintoísmo, a religião nativa do Japão. No xintoísmo, acredita-se que existem três mundos: o céu, a terra e o submundo. Cada um desses mundos harmoniza para manter o equilíbrio na vida e no universo.




Hisamoto Genchi

O autor, que nasceu na província de Shimane, ficou cego aos 5 anos de idade e por esse motivo, ingressou na Escola de Cegos da cidade de Tóquio, onde estudou koto no estilo Yamada-ryu, tornando-se compositor, intérprete e professor da mesma escola. Faleceu aos 72 anos, em 21 de março de 1976 deixando uma vasta obra.




Fontes

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page