Recentemente, meus queridos amigos do Ryukyu Minyo Hozonkai vieram passar férias em Santiago para aproveitar a cidade e a neve. E, claro, não poderíamos deixar de nos reunir com muita música e boa comida. A emoção e a ansiedade tomaram conta de mim ao rever meus grandes amigos Rina, Ricardo, Bruna e Victor — sendo os dois últimos meus irmãos de Sanshin, pois fomos todos alunos do saudoso Komesu Tadashi Sensei (in memoriam).
Além dos passeios por Valparaíso, Viña del Mar e pela cidade de Santiago, nos reunimos em casa para tocar até altas horas e aproveitar o Awamori que ganhei do Itou Sensei quando o visitei em Okinawa. Também decidimos organizar um encontro com o grupo de Eisa recém-formado pela minha amiga Wendy, que há alguns meses recebeu a autorização para ser uma filial da Ryukyu Koku Matsuri Daiko — o primeiro grupo de tambores de Okinawa aqui no Chile.
Foi maravilhoso poder compartilhar um pouco da nossa experiência em Okinawa e os muitos anos que dedicamos ao Minyo. A pedido, tocamos "Shima Uta" e "Ashibina", que o grupo está recentemente praticando. Esse intercâmbio foi marcante, e desejo todo o sucesso ao RKMD Chile, para que continue crescendo e difundindo a cultura uchinanchu em um país que, apesar de quase não ter tido imigração japonesa, abriga uma população apaixonada pela cultura japonesa, mas que infelizmente tem pouco acesso às suas tradições mais profundas.
E, claro, para encerrar a noite, não poderíamos deixar de sair para comer (mais uma vez!) com o grupo e saborear o famoso prato chileno, o "completo italiano" — um cachorro-quente com palta (abacate), tomate e maionese.
Comments