Passado o ano novo, estava relembrando das tantas coisas boas que passamos em 2023! E no dia 26 de outubro foi celebrado os 110 anos da escola de koto e sangen que faço parte, a Seiha Hougakku. Com uma comitiva brasileira liderada pela nossa Kitahara sensei, fomos em um total de 10 membros ao Japão fazer parte dessa data comemorativa, que também homenageou os 3 anos de falecimento da nossa iemoto Yasuko sensei.
Nossa aventura começou alguns meses antes, treinando e apresentando exaustivamente a música Oibiki Yachiyo Jishi, música que tocaríamos com as escolas da região de Tokyo nessa festividade no NHK Hall (famoso pelo Kouhakku Utagasen). Eu estando no Chile não tive a oportunidade de tocar com os amigos do Brasil, mas consegui treinar bastante para estar preparado para o evento!
Além da excelente companhia dos amigos e de muita comida boa, foi muito bom reencontrar a todos os colegas da escola do Japão e também acompanhar a sensei nessa viagem. Combinamos de nos encontrar em Houston e até ficar no mesmo hotel para poder aproveitar cada momento. Chegamos no domingo mas já na segunda-feira tivemos um treino especial só para nós, que contou com a participação da atual iemoto, Kazuko sensei. Graças a todos, o ensaio foi excelente! No final tivemos até um chá com as senseis!
Chegado o dia da apresentação, participamos não somente da música Yachiyo Jishi, mas também da música Fujitake, escrita pelo vice-iemoto Utanoichi sensei.
Ah, que grande celebração foi e como sempre, aquele tipo de experiência única que ficará gravado na memória e no coração. Sempre muito agradecido de encontrar nossos iemotos (Kazuko e Utanoichi sensei), Kakui sensei, Yumoto sensei e tantos outros. Que essa conexão Brasil-Japão continue sempre forte e cresça. E como diz o hino da nossa escola, que a música vibre até do outro lado do mundo!
Adorei o hino! A música vibra e une pessoas mesmo! :)